Atuais colaboradores do GrECC

 

 

Giselle Watanabe

Possui doutorado (2012) e mestrado (2008) em Ensino de Ciências, modalidade Física, pelo Programa Interunidades (IFUSP/ FEUSP) da Universidade de São Paulo. Pós doutorado pelo Departamento Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales da Universidad de Sevilla e graduação em licenciatura em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da universidade Federal do ABC.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8199192901622333
Maria Regina Dubeux Kawamura

Docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Participou de diversas iniciativas relacionadas a políticas educacionais. Coordenou, por muitos anos, o Curso de Licenciatura em Física do IFUSP. Faz parte do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, desenvolvendo pesquisas, na área de Ensino de Física, relacionadas à construção do conhecimento científico em diferentes âmbitos curriculares.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6032968618158166
Pedro Roberto Jacobi

Possui graduação em Ciências Sociais (1973) e em Economia (1972) pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Graduate School of Design - Harvard University (1976), Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1986). Livre Docente em Educação -USP. Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM/IEE/USP) da Universidade de São Paulo. Chefe da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente/USP. Presidente da Comissão de Pós Graduação e Coordenador do PROCAM/USP 1998-2000 e 2010-2012). Coordenador do Grupo de Acompanhamento e Estudos de Govenança Ambiental - GovAmb/IEE . Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação e Sustentabilidade/IEE- LAPPES/IEE. Membro do Conselho e Pesquisador do Nucleo de Pesquisa INCLINE INterdisciplinary CLimate INvestigation Center da USP. Coordenador do grupo de Estudos de Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Coordenador da equipe brasileira do Projeto Bluegrass - FAPESP/ANR (2014-2017).Pesquisador Produtividade CNPq. Foi Coordenador de Projeto Alfa da Comunidade Européia sobre Governança da Água na América Latina e Europa (2005-2009). Membro da Rede Waterlat. Presidente do Conselho do ICLEI-Brasil. Membro do Conselho Diretor de Greenpeace Brasil desde 2014. Editor da revista Ambiente e Sociedade (ANPPAS). Membro do conselho editorial das revistas EURE (Santiago) (0250-7161), Environment and Urbanization, International Journal of Urban Sustainable Development,Organizações e Sociedade, Pesquisa em Educação Ambiental. Foi presidente da ANPPAS (período 2000-2004). Foi membro do Conselho do Comite de Meio Ambiente e Sociedade da International Sociological Association-ISA (2010-2014). Representante suplente dos editores de Ciências Humanas do Programa Scielo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6799067928413168
Roseline Beatriz Strieder

Professora do Instituto de Física da Universidade de Brasília. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado em Ciências (Área: Ensino de Física) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Ciência-Tecnologia-Sociedade e Abordagens Temáticas.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1223062864841966.
Graciella Watanabe

Professora Adjunta na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Doutora em Ensino de Ciências - Modalidade Física pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação pelo Instituto de Educação na Universidade de Lisboa onde pesquisou sobre a formação inicial e continuada de professores de ciências e o uso de ferramentas da Web 2.0 na discussão de temas sociocientíficos. Possui graduação em Licenciatura em Física (2009) e mestrado em Ensino de Ciências - Modalidade Física pela USP. Desenvolve pesquisas sobre questões sociocientíficas e na divulgação científica produzida por cientistas, em especial, os físicos de partículas do LHC (Larger Hadron Collider) do CERN. Estuda a teoria sociológica de Pierre Bourdieu com ênfase nos estudos da ciência desse autor. Tem experiência na área de ensino de ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Divulgação Científica, Sociologia da Ciência, Controvérsias Sociocientíficas e Campo Científico.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0022322386442215
Ivã Gurgel

Professor no Instituto de Física da USP, possui graduação em Licenciatura em Física (2004), mestrado em Ciências (Modalidade Ensino de Física, 2006) e doutorado em Educação (Modalidade Ensino de Ciências e Matemática, 2010) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, Filosofia e História da Ciência, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Física nos Séculos XIX e XX, Ensino de Física Moderna e Contemporânea, Ciência e Cultura e Teorias Críticas de Currículo. Coordena o Grupo de Teoria e História do Conhecimento Científico e Escolar (TeHCo).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2315844649289135
José Guilherme de Oliveira Brockington

Graduado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (2005) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Professor Adjunto na UNIFESP-DIADEMA, no curso de Graduação em Ciências - Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática. Tem vasta atuação em pesquisas com inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Lecionou em inúmeros cursos de formação continuada para professores da rede pública e é autor de diversos materiais didáticos. Foi um dos autores da nova proposta curricular do Estado de São Paulo bem como escreveu material para professores e alunos referentes aos conteúdos de Física do 2º ano do Ensino Médio. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Física Moderna e Contemporânea, ensino de Física Quântica e Teoria da Relatividade, Filosofia da Ciência, Realismo, Educação, Transposição Didática, recursos instrucionais para o Ensino de Física, simulações e modelagem. Atualmente tem se dedicado à compreensão dos mecanismos subjacentes aos processos emocionais envolvidos na aprendizagem. Sua pesquisa busca estabelecer links entre Neurociências e Educação. Durante quase dois anos ficou sob orientação do neurocientista Antonio Damasio, no Brain and Creativity Institute, durante o doutoramento. Agora utiliza o arcabouço teórico e metodológico das Neurociências para investigar o papel da emoção na construção de conhecimentos científicos e a influencia de elementos afetivos nas tomadas de decisão.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2315844649289135
Carla Sarmento Santos

Cursando Bacharelado em Ciência e Tecnologia na UFABC, Universidade Federal do ABC (iniciado em 2013) e Licenciatura em Ciências Biológicas na mesma universidade. Faz parte do projeto de extensão Escola Preparatória da UFABC (cursinho comunitário voltado para alunas e alunos da rede pública de ensino), desde 2015, atuando como professora de Biologia.
Fabrício Cruz Florêncio da Silva

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Cecília (2006), em Santos/SP, e Especialização em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (2013). É professor de Ciências e Biologia na rede pública municipal de Santos, onde vem atuando na formação de professores. Também é coordenador pedagógico, professor de Biologia e Iniciação Científica em uma escola privada de São Vicente, e é professor colaborador na disciplina de Alfabetização e Letramento em Ciências Naturais na pós-graduação de uma universidade em Santos. É aluno da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática (PEHCM) pela Universidade Federal do ABC.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7759100010574527
Fernanda Rocha Carvalho

Graduada em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Tecnologia de São Paulo - IFSP (2012) e Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática pelo programa de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do ABC - UFABC (2016). Atualmente é professora efetiva de Física da educação básica da rede estadual. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Física.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4347875303099503
Fabrício Masaharu Oiwa da Costa

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática da Universidade Federal do ABC. É especialista em Docência no Ensino Superior (2017), com graduação em Licenciatura em Matemática (2016) Bacharelado de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (2014). Atualmente é professor de Matemática no ensino médio no Colégio Avicena

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7776677683873099
Gabriel do Prado Cuzziol

Estudante de iniciação científica na área de educação, iniciou seus estudos no Bacharelado de Ciência e Tecnologia em 2014 na Universidade Federal do ABC(UFABC) e hoje cursa Licenciatura em Física também pela mesma universidade. Tem experiência em educação não-formal.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0570069902835701
Luís Henrique David

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC).
Graduado em Tecnologia em Mecatrônica Industrial pela Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), Bacharel em Ciências e Tecnologia pela UFABC e graduando na Licenciatura em Física pela UFABC.
É professor da rede privada de ensino onde atua nas áreas de Ciências e Matemática.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5817089101933186
Rodrigo Marques Ávila

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (2013) pelo Centro de Ciências Humanas e Biológicas da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolveu o Projeto de Pesquisa intitulado ‘Desafios da Divulgação Científica: construção de hipertextos na área de fisiologia?’ (2010-2011) com o qual recebeu o Prêmio de Menção Honrosa na categoria de Melhor Iniciação Científica na área de Ensino, História e Filosofia da Ciência na XXVI Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental, Rio de Janeiro/RJ (2011). Professor de Ciências no Ensino Fundamental II e Biologia no Ensino Médio, tendo atuado na área de Divulgação Científica como Editor da Revista Eletrônica ‘Fisiologia é Animal’ vinculada ao INCT-Fisc. Atualmente é aluno da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática (PEHCM) pela Universidade Federal do ABC
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5319646914752569
Thais Rocha

Possui Licenciatura em Matemática pela Fundação Santo André (1993), especialização em Ética, Valores e Cidadania pela USP (2013) e Gestão escolar pelo SENAC (2015). É professora de Física na rede particular de ensino com mais de vinte anos de experiência. É aluna da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática (PEHCM) pela Universidade Federal do ABC.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7203448773560355
Thiago Cavalcanti Ribeiro

Possui graduação em licenciatura em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Atualmente é aluno do Mestrado Nacional Profissional em Ensino do Física (MNPEF). É professor da rede privada de ensino desde 2004 e autor de materiais apostilados (Sistema Universitário e FTD).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4991386559455135
Thiago Roberto Silva Sant´Anna

Possui Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências (PEHCM) da Universidade Federal do ABC e atua como professor de Física em uma escola privada na cidade de São Bernardo do Campo.

 

 

Ex colaboradores do GrECC

 

Charles Pena Saraiva

Possui licenciatura em física (2016), participou com coautor do artigo Produções Na Área De Ensino De Ciências Que Tratam Das Incertezas Dos Temas Socioambientais, tema apresentado numa exposição oral no Simpósio Nacional de Ensino de Física (Snef 2013). Participou do grupo GrECC em 2013, desenvolveu o artigo ”Temas socioambientais nas perspectivas da complexidade: Meio Ambiente na Formação e concepção de professores em ensino de ciências” para o III Simpósio de Pesquisa do Grande ABC, realizado em 4 e 5 de novembro de 2013, ocorrido em São Bernardo do Campo, SP,Brasil
Atualmente é servidor público da educação na prefeitura de São Paulo, exercendo a função de auxiliar técnico da educação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7986255213635413
Eduardo Bagnariolli
Henrique Shino
Leandro dos Reis Oliveira

Mestrado em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo orientado pelo Prof.Dr. Ivã Gurgel. Licenciado em Ciências Exatas, com habilitação em Física, pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor efetivo da rede pública de ensino e professor de escola particular da cidade de São Paulo.
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4426131T2
Rebeca Vilas Boas Cardoso de Oliveira

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, formação de professores, educação de jovens e adultos, estrutura de conhecimento e pibid.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7398514443100551