2017

  • SANT’ANNA, T.; GURGEL, I.; WATANABE, G. Organizando a energia por meio de temas e conceitos In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, Sao Carlos. A Física e o Cidadão Contemporâneo. Sao Paulo: SBF, 2017.
  • OLIVEIRA, L.; GURGEL, I.;  WATANABE, G. Problematizando o aquecimento global: análise da apropriação de ideias freireanas de educação por professores. Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017. Arquivo: http://www1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxii/programa/trabalhos.asp?sesId=53

2016

  • SILVA, FABRÍCIO; MIRANDA, MEIRI; WATANABE, GISELLE. Conhecimento cotidiano dos alunos ao se posicionarem sobre uma questão socioambiental referente à pesca no Saco do Mamanguá. Apresentação de Pôster em V Simpósio do ABC – Fundação Santo André, 2016.

2015

  • CARVALHO, F. R.; WATANABE, G. Uma proposta de aulas sobre a questão socioambiental: identificando os conhecimentos científico, cotidiano e escolar In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física – XXI SNEF, 2015, Uberlandia/MG. Enfrentamentos do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea. Uberlandia/MG: SBF, 2015.
  • DAVID, L. H.; CARVALHO, F. R.; SANTOS, F. A.; OLIVEIRA, L. R.; WATANABE, G.; STRIEDER, R. B.; JACOBI, P. R. A física para discutir o aquecimento global In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física – XXI SNEF, 2015, Uberlandia/MG. Enfrentamentos do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea. Uberlandia/MG: SBF, 2015. p.40 – 40.
  • CARVALHO, F. R.; WATANABE, G. Níveis de formulação frente às questões socioambientais In: XVI Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2015, Lisboa. Ciência como Cultura. Lisboa – Portugal: Universidade de Lisboa, 2015. v.I. p.671 – 675.

 

2014

  • WATANABE-CARAMELLO, G.; KAWAMURA, M. R. D. Uma educação na perspectiva ambiental crítica, complexa e reflexiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. , v.14, p.255 – 264, 2014.
  • CARAMELLO, G.W.; CARVALHO, F. R.; DAVID, L. H.; STRIEDER, R. B.; SARAIVA, C. P. A Física no contexto das produções nacionais sobre educação ambiental In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – XVEPEF, 2014, Maresias / SP. Diálogo entre as múltiplas perspectivas na pesquisa em ensino de Física. , 2014
  • OLIVEIRA, L. R.; GURGEL, I. . Análise de Critérios Estruturantes para Construção de uma Sequência Didática Pautada na Perspectiva Freireana de Educação. In: IX Encontro da Pós-Graduação Interunidades no Ensino de Ciências, 2014, São Paulo. Análise de Critérios Estruturantes para Construção de uma Sequência Didática Pautada na Perspectiva Freireana de Educação, 2014.
  • WATANABE, GRACIELLA; STRIEDER, ROSELINE BEATRIZ ; CARAMELLO, GISELLE WATANABE. Educação Ambiental no Brasil: ações na formação de professores. In: IV Seminario Iberoamericano CTS – VIII Semiario CTS, 2014, Bogotá. Revista Uni-Pluri/Versidad. Medellín: Editorial Artes y Letras S.A.S., 2014. v. 14. p. 615-620.
  • CARVALHO, F. R.; SANTOS, F. A.; DAVID, L. H.; OLIVEIRA, L. R.; SARAIVA, C. P.; CARAMELLO, G.W. Problematização da temática socioambiental nas aulas de Física In: II Congresso Internacional de Educação em Ciências – 15 anos de Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. II Congresso Internacional de Educação em Ciências – 15 anos de Journal of Science Education. , 2014.
  • SANTOS, F. A.; FAGUNDES, M. B.; CARAMELLO, G.W. Elementos norteadores para uma Educação Ambiental: o desafio da complexidade In: II Congresso Internacional de Educação em Ciências – 15 anos de Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. II Congresso Internacional de Educação em Ciências – 15 anos de Journal of Science Education. , 2014.

2013

  • WATANABE-CARAMELLO, G.; KAWAMURA, M. R. D. Articulações entre complexidade e meio ambiente: propostas para o ensino de Física. Enseñanza de las Ciencias. , v.extra, p.3748 – 3752, 2013.
  • STRIEDER, R. B.; GURGEL, I.; WATANABE, G.; WATANABE-CARAMELLO, G. Energia nuclear no âmbito da educação CTS. Enseñanza de las Ciencias. , v.extra, p.3462 – 3466, 2013.
  • SHIINO, HENRIQUE SANTOS ; WATANABE, GRACIELLA ; RIZZATO, CLEIDE MATHEUS ; CARAMELLO-WATANABE, GISELLE. Uma proposta de aulas para tratar Física Nuclear e Física de partículas no ensino médio. In: IX ENPEC. 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Anais IX ENPEC, 2013. Arquivo: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1738-1.pdf

 

2012

  • CARAMELLO-WATANABE, GISELLE ; STRIEDER, ROSELINE BEATRIZ ; GURGEL, IVÃ; WATANABE, GRACIELLA. Temas socioambientais na perspectiva CTS: um olhar para a complexidade. In: VII Seminario Ibérico/III Seminario Iberoamericano CTS en la Enseñanza de las Ciencias, 2012, Brasília. Anais do VII Seminario Ibérico/III Seminario Iberoamericano CTS en la Enseñanza de las Ciencias, 2012. p. 1-8. Arquivo: temas sócio-ambientais na perspectiva cts: um olhar para a … – OEI
  • WATANABE-CARAMELLO, G.; KAWAMURA, M. R. D. Aproximações e contrapontos: complexificação do conhecimento cotidiano e abordagem temática In: XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2012, Maresias. Controvérsias na Pesquisa em Ensino de Física. , 2012.
  • WATANABE-CARAMELLO, G.; KAWAMURA, M. R. D. A complexidade nas questões sócio-ambientais: dimensão temporal In: VII Seminário Ibérico/ III Seminário Iberoamericano CTS en la enseñanza de las Ciencias las, 2012, Madrí. Ciência, Tecnologia e Sociedade no futuro do ensino das ciências. , 2012.